quarta-feira, dezembro 27, 2006

Popocatepetl


Esse é um vulcão do México,o Popocatepetl,em um dia de fúria que expelia fumaça por suas "ventas". lindo, assustador e cheio de mistérios e delicadezas. nesse dia fiquei pensando na força da natureza,em toda a energia nela contida e no universo que range, estraleja e estropia-se em força, a cada minuto e bem em frente aos nossos olhos.também fiquei de certa forma esperando,num misto de curiosidade e medo, lavas vermelhas e escaldantes que ele poderia assoprar a qualquer momento...o que não aconteceu. nesse dia,pensei no meu tamanho. pequena, muito pequena. assim como tomava consciência do meu tamanho a cada tremor na madrugada, cada vez que o lustre chacoalhava e em alguns segundos o solo arrepiava-se e deixava o mais forte para outo dia. essa é a força que domina o mundo, que pode destruí-lo ou acariciá-lo. lembrei agora de uma noite fria em que todos os noticiários anunciavam a ameaça de um grande terremoto, como o último de 1985 que acabou com partes da Cidade do México. foi dado alerta vermelho na cidade e pedido para que todos os moradores de edifícos mais antigos, que não possuíam o sistema de amortecimento (muito comum por lá nas edificações mais recentes),fossem para a rua até que a situação pudesse ser considerada de fato mais tranquila. e o prédio em que eu morava não tinha o sistema de amortecimento. fui com minhas amigas,de pijama, pantufa e enrolada em um edredon para a portaria do prédio sem saber o que poderia acontecer.e sim,de fato tudo tremeu,mas não da maneira como estavam prevendo os estudiosos no assunto, foi um tremor como os que aconteciam quase todos os dias.e até hoje por lá o mais forte ainda não aconteceu. e assim é, na verdade o pobre ser-humano acha que controla tudo, o mundo ,o desmatamento, a água, a natureza em geral...quando é absolutamente e resignadamente controlado pelos quatro elementos. é tudo muito louco.
na verdade,comecei a escrever esse post com intenção de falar sobre o ano que ta aí nos espiando,novinho em folha,com páginas em branco a serem preenchidas. não sei porquê cargas d'água publiquei a foto do vulcão,aí ja comecei a viajar na história do terremoto e até agora de ano-novo nadica de nada...
bom, então o que eu queria dizer, é que acho interessante a expectativa que cada novo ano cria nos corações. sim, sempre cria, nem que seja um tantinho assim.e isso é bom!
eu particularmente deixo a ele minhas credenciais, estou parada à sua porta e creio que vamos passar juntos temporais e calmarias, então proponho que nos conheçamos desde o início. aqui estou, lhe trago minhas cicatrizes, palavras ditas, coisas boas e outras nem tanto. me encontrarás em cada coisa que seja verdade, em cada ilusão de que é possível viver com menos ruídos, em toda boa lembrança e em cada gesto de respeito e amor e amizade. é assim que eu quero que seja,e é assim que eu espero que seja com todas as pessoas de bem e que buscam além de crescer, evoluir. que cada um possa interrogar-se e conhecer-se. que todos possam existir demoradamente dentro de si mesmos,mesmo com nada feito e tudo por fazer. que sobreviva a esperança, multipliquem-se os amigos. que seja possível entender que nem sempre é preciso mudar o caminho,basta caminhar diferente,mudar a passada. que seja possível ver um bocado de nós nos outros e dos outros em nós. que saibamos raciocinar a tristeza e abdicar dos sentimentos pequenos. que a vida baste..e tranforme toda a boa energia em combustível para seguir sempre adiante.
"nada é mais simples, não há outra norma,nada se perde,tudo se tranforma".
Feliz tudo!

2 comentários:

o alquimista disse...

Após em interegno obrigatório chego na saudade e deixo-te um sortilégio para iluminar o caminho até ao Alquimista onde te espero com ternura...

Mágico beijo

www.nadialopes.blogger.com.br disse...

linda, TUDO SE TRANSFORMA e nisso está toda a beleza!
Encante-se e se deixe solta nesse energia boa, que se chama VIDA!
BEIJO