sexta-feira, dezembro 08, 2006

waiting on the world to change


Não dá tempo!!
Não dá tempo de reunir a família em uma refeição, não da tempo para comer devagar,há de comer como hâmsters. Não dá tempo para pensar devagar, nem agir devagar, nem SER devagar!! Há que ser multiuso, exercer cargos importantes, lotar a agenda, mostrar serviço, sobresair-se. Há que buscar o atordoamento das mil ditrações, correr de um lado para outro, cumprir tarefas em tempos mínimos, ganhar mais, ser promovido, ser reconhecido, TER!

...Essa tal modernindade...
A vida não é mais o bem supremo, está sendo arrasada a granel. Manchetes anunciam "o começo da corrida pelas compras de Natal". Ãhhn? E tudo perde aos poucos o sentido. Me impressiona o egoísmo desenfreado, os diagnósticos corriqueiros de depressões, síndromes do pânico, cânceres e falta de respeito, educação, caráter. O impulso destrutivo se espalha, favorecido por leis confusas, é olho por olho e dente por dente.

Não há mais tempo para o sossego.Gostar de sossego então, virou excentricidade! O normal é ser atualizado, produtivo, bem-informado. É indispensável circular, estar enturmado, comparecer à inauguração daquela loja para observar o que a fulana veste, sair na coluna social e conferir se todas as peruas estão "grifadérrimas". Parar nem pensar. Vai que parar possa fazer pensar em si mesmo e nos outros, questionar-se, os sentimentos incômodos podem espiar, as coisas mal resolvidas podem vir à tona e ecoar no vazio absurdo do íntimo fugaz. Não, é preciso ruídos, máscaras, cumprimentar por educação, sorrir por educação, comparecer por educação, comer por educação. EDUCAÇÃO O CACETE! Isso atualmente é artigo de luxo, e manda lembranças. Cumprimentar alguém deveria ser um gesto espontâneo e agradável, sorrir só se for com vontade, comparecer, somente se for igualmente agradável e prazeroso e comer, se gostar e tiver fome. Pronto, é assim simples.

É preciso escolher o que há de positivo na modernidade. Na verdade, é preciso rever o conceito de modernidade. Ao contrário do que dizem os pragmáticos, tempo não é dinheiro. Se alguém não souber, eu explico: TEMPO É TEMPO, DINHEIRO É DINHEIRO. Pronto, também é assim simples. Inversão de valores causa sérios problemas cardíacos, mentais, osteoporose na alma e por aí vão; isso o Ministério da Saúde não adverte, pois deveria.

É o ser humano vivendo aterrorizado pela vida cotidiana, relacionando-se cada vez mais com animais por falta de coragem para conhecer alguém racional, que possa expressar-se, e não abanar o rabo cada vez que o ver na frente. Vou falar: a vida há de cobrar arduamente em algum momento, por tudo o que não for dado de bom, por toda a falta de gentileza, de humanidade, de vergonha na cara; há de cobrar por todo o preconceito alimentado, por comportamentos mesquinhos diante do que não se enquadra na visão tida do “certo” e “errado”. É preciso resgatar no tempo a idéia de que o amor ainda é o caminho. E o amor que eu menciono, trata-se do amor que podemos ter por todas as pessoas, amor de amigos, de parentes, e também o amor homem x mulher.

É preciso uma reforma nas prioridades, uma hora de convívio com alguém próximo, uma hora de carinho, um fim de semana de ficar em casa e fazer nada sozinho ou acompanhado, um minuto para o encontro consigo mesmo, um minuto para SENTIR-SE, reformular planos, desacelerar, divertir-se apenas sentindo que a vida está no que de mais simples somos,fazemos e sentimos. Muito do desgaste vem da cobrança feroz feita com nós mesmos. Sei lá, posso estar fora da realidade, mas acredito que seja possível viver mais e melhor se apenas alguns itens básicos forem revisados no baú. Cada um que examine o seu e arrume somente se realmente quiser e puder, mas que a arrumação seja para aliviar a vida, o coração, o pensamento...e trazer um pouco mais de leveza à alma.

4 comentários:

Anônimo disse...

uuuuussssssaaaaa!!!! Nossa, agora entendo, talvez, não sei! enfim a essa hora tu ja terminou a prova e tomara tenha ido bem, afinal de contas QUERO TE VER BEM! TRANQUILA! LINDA! e principalmente FFEELLIIZZ!!!!! UM BEIJÃO DO MONSTRO EXCÊNTRICO!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Então, simplifiquemos a nossa vida...

Simplify Your Life…

"It takes too much time and energy to keep too many possessions in good order. The truth of the matter is that the more unnecessary 'necessities' you have, the less peace you have; and the less you are possessed by possessions, the more happiness you have."

www.nadialopes.blogger.com.br disse...

oooo, Vanessa
não tá nada errada não, abaixo TUDO DE RUIM que comemos com pressa, de falta de sentimentos a todo o resto, eu quero a SLOW VIDA!! Tu tá certa!
beijooo

Feliz disse...

enfim uma pessoa lúcida nesse mundo. beijo.