quinta-feira, julho 06, 2006

3 AM

"Depois que inventaram a internet e a TV a cabo, dormir de noite virou um hobby cultivado por alguns poucos puristas e saudosistas do século XX."
essa eu li num blog alheio(www.cozinhaprateada.blogspot.com)(que aliás é um blog bem bacana!)e não resisti em escrever sobre o tema..que ultimamente tem sido o tema das minhas noites...insônia...
Otto Lara Resende ja dizia que não era inteiramente uma besta porque sofria de insônia,e então lia muito à noite.eu já não consigo.essa insônia que me atormenta me dá um certo "atacamento" e eu não consigo me concentrar para ler.dá vontade de fazer mil coisas,aí eu começo a arrumar o guarda-roupa,arrumar as pastas no micro,organizar as fotos,ouvir as mesmas músicas,pensar nas mesmas coisas que pensei o dia todo,ruminar alguns resentimentos,fazer alguns planos que no dia seguinte não tenho mais saco de tocar adiante e por aí vai...ninguém me prova que insônia combina com produtividade.sempre tive dificuldade para dormir.me incomoda luz entrando por baixo da porta,aquelas luzinhas vermelhas,verdes,azuis e neons das parafernalhas eletrônicas,barulhinhos repetitivos,as pombas que ficam no telhado do colégio em frente à minha casa,o meu gato que mia para sair e mia para entrar,e quando finalmente eu pego no sono...me incomoda que ta todo mundo acordando e os barulhos se renovam!me nego a me tornar escrava de remedinhos-ansiolíticos-calmantes-boa noite cinderela-fluoxetinas da vida.prefiro uma deliciosa e tinta taça de vinho.não resolve,mas dá um brilho.dizem que consciência tranquila é o melhor remédio contra insônia.será?não tenho a consciência pesada,apenas a mente inquieta.e não,não tenho o coração tranquilo também.nem a espinha ereta,pois tenho escoliose.então o que me sobre meu pai do céu?qual a receita da boa noite de sono que a minha mãe me deseja sempre antes de ir deitar?tem noites em que eu tento a oração,outras eu me nego a vir até o computador para não me despertar ainda mais,tomo chá de capim cidreira,cogumelo,amor-perfeito;outras eu tomo mais do que uma taça de vinho,em outras ainda eu tento ler,livros e até umas revistas femininas,mas não,nada adianta.na verdade presumo que um bom começo seria ter momentos impensantes.uma rotação da consciência.mas isso eu só consigo nas aulas de ioga,e com muito esforço.porque afinal de contas,eu penso demais!é isso!e é claro que nessa coisa toda eu acabo tendo muito sono de manhã.e não é porque eu faço samba e amor até mais tarde não...nem é.melhor seria se assim fosse!é porque eu tenho insônia.ou a insônia me tem.por completo.de todo o comprimento.então enquanto o sono não vem,eu sigo.não durmo,nem espero dormir.espera-me uma insônia da largura dos astros,e um bocejo inútil do comprimento do mundo.
boa noite.

5 comentários:

Anônimo disse...

......e assim a gente vai levando a vida...me identifiquei com esse texto > q achei bem realista e...sad....? acho q sim...
queria msm era dormir.....mas a insonia, ah, a insonia naum deixa...e o q faz uma noite mal durmida? e o q faz uma noite dos sonhos? (literalmente)...o engracado da minha historia de insonia eh q certa vez ganhei um CD de relaxamento......nem na 1a vez deu certo...
bem,
naum vou me estender demais...
quero te deixar um bjo e a certeza de q, c tiveres insonia, ao menos vc vai ter a vida mais organizada...!
abracaum
:)
-=j0e=-

Dé Tolentino disse...

Gente, AMEI seu texto!!! Mas muito mesmo.. Não sofro de insonia, mas as vezes sofro de falta de vontade de dormir.. Loucura isso? Nao sei ainda, se descobrir te conto... Volta mais la no Janela, ta??!!! Bjokssss

Brena Braz disse...

Nem me fale... sou uma pessoa sem sono infinito... costumo ficar ate 2h da manhã na internet e depois custo a pegar no sono... o cérebro parece que não pára imediatamente, né?!
Beijos pra ti...

www.nadialopes.blogger.com.br disse...

uma vez, quando eu estava assim INSONE,escrevi um poeminha que dizia mais ou menos isso:
A insônia é como um surto maníaco, tentando me manter desperta
tentando me fazer viver...
no fundo acho que é isso, insônia é muita vida borbulhando por dentro...
adorei teu texto, e que bom que Varig te fez ficar por aqui..ahahh

Anônimo disse...

"...de manhã cedo, já está pintada. Só vive suspirando, sonhando acordada. O pai leva ao dotô a fia adoentada, não come nem estuda, não dorme, num qué nada! ... ... mas o dotô nem examina. Chamando o pai de lado, lhe diz logo em surdina. O mal é da idade, que qualqué menina. Num há um só remédio, em toda a medicina!"