segunda-feira, março 12, 2007

Esmeraldina

- Bom dia moço, meu nome é Esmeraldina. Aprendi com o meu pai, que a terra a gente cava com as mãos. A gente planta,senta e espera. Nesse meio tempo a gente chora também. Tenho nove filhos moço, três deles com três maridos diferentes, e cada um deles me faz lembrar do cheiro de cada um dos desgraçados. São pais dos meus filhos moço, mas não valem um tostão furado.Sorte que quem dá comida e educa os moleques sou eu.
Eu lembro bem de quando plantei as primeiras sementes. O futuro está na semente meu pai dizia. Basta esperar. Lá no interior no final do dia o ceú vai ficando rosa, quase violeta e o que vai apodrecendo a gente acaba esquecendo.Foi lá no interior que eu conheci o meu úlitmo marido , o Euzébio, um santo de um homem.Euzébio que era homem de verdade. Sabe moço, eu vim aqui comprar aquela blusa de vitrine, quanto é?
- Qualquer uma da vitrine por 15 reais senhora.
- E o senhor tem tamanho GG?
- Tem sim senhora,vou buscar.
- Ahh..sabe o que mais moço? Eu não gosto de amarelo, tem outra?
- Tem sim senhora, vou buscar.
-Aqui , temos essa rosa,muito bonita. Quem sabe a senhora experimenta?
- Pois é moço, é que rosa é uma cor que não é vermelho nem salmão, é....muito rosa sabe. Chama a atenção e coisa que eu não gosto é de chamar a atenção. Ia gostar muito se o senhor tivesse uma grafite.
- Ah,não senhora, grafite não temos, tem pouca saída.
- Então ta bom moço, eu volto outro dia. Talvez eu acorde gostando de rosa qualquer dia desses.
- Bom dia moço, meu nome é esmeraldina. Tenho nove filhos, três deles com três maridos diferentes.São uns ricos de uns meninos, ainda bem que nenhum puxou ao pai, só me fazem lembrar dos cheiros dos desgraçados.Homem bom mesmo era meu último marido, o Euzébio, uma rica de uma pessoa,batalhador e chefe da casa como nenhum outro marido tinha sido.O senhor tem aquele esmalte lançamento, que a Cíntia da novela das sete usa?
- Tenho sim senhora,aqui está. E o preço está com desconto.
- Ah,mas que bonito, muito mais bonito do que aparece na TV. Posso experimentar em uma unha?
- Não temos o hábito de deixar experimentar os esmaltes senhora, mas se a senhora for levar,pode sim.
-Ta bom....
- Vixi maria moço,não gostei não. Não senta com a cor da minha pele que é mais escura, isso ia ficar bem em pele mais clara. Desculpa moço,mas não vou levar. Passo aqui na semana para escolher uma cor que fique melhor nas minhas mãos, até mais ver.
Boa tarde moço,meu nome é Esmeraldina. Tenho nove filhos,três deles com três maridos diferentes. Coisa de 6 meses fiquei viúva do meu último marido. Ah,o Euzébio, aquilo que era homem!Mas teve um ataque do coração e eu quase morri junto moço.Estou morando na Travessa da Esguardia, não é que seja um lugar ruim de morar, mas é longe demais da conta do centro da cidade e sabe como é, eu ja passei dos 40 e meus joelhos não são mais os mesmos.Ah, estou aqui falando como uma doida e ia me esquecendo,o moço vê pra mim uns quatro metros daquele tecido ali cheio de florzinhas, o da esquerda,no alto.Vou fazer umas almofadas e uma capa de coberta. Eu moro numa casinha com cinco dos meus filhos, não é que seja uma casinha ruim,mas é que para acomodar tanta gente teria que ser uma casona.Os filhos vão crescendo, cada uma quer mais espaço do que o outro.O Euzébio sempre fez questão de tratar muito bem aos meus três meninos que não eram filhos dele.Pobre Euzébio, acabou morrendo e eu não fiquei numa situação financeira muito boa, mas agora que ja terminei de pagar as contas atrasadas,vou ajeitar a nossa casinha. Mas que tecido formoso moço, tem essa mesma estampa em outra cor? Me da mais um metro e meio por gentileza.
-Boa tarde, quem é a dona da casa?
-Boa tarde moço, sou eu mesma, Esmeraldina. Tenho nove filhos, três deles não são do meu falecido marido Euzébio,um santo de um homem, mas são como se fossem. Moro aqui nesta casinha com cinco filhos, não é que seja ruim, mas é apertado para tanta gente, teria que ser uma casona. Pois não moço, posso ajudá-lo?
- Dona Esmeraldina,os seus filhos são menores de idade?
- Isso faz alguma diferença? O senhor quem é?
-Eu não estou aqui para fazer trabalho sujo, e além do mais ganho muito bem por este emprego,meu nome é Gonzaga e temo em dizer que a senhora tem 24 horas para deixar essa casa com seus filhos e tudo o que tem aí dentro.
-Ô moço, pára de brincadeira, eu ja passei faz tempo dos 40 anos e meus joelhos não são mais os mesmos, é feio o moço tão jovem e vistoso zombar de uma senhora, viúva de seis meses.
- Dona Esmeraldina, a senhora quer se sentar?
-Não senhor moço, eu não sou tão velha assim,pode falar,desembucha logo!
- O seu marido Euzébio tinha uma família Dona Esmeraldina.
-Sim moço, eu sei, apesar de a minha memória estar da cor dos meus cabelos, eu lembro bem que meu marido Euzébio, um santo de um homem, tinha uma família. Eu era a família dele, com mais meus nove filhos. Quatro deles não moravam aqui,mas era como se morassem.
-A senhora não entendeu, o seu marido Euzébio tinha OUTRA família, entende? Com outra mulher, e o fato é que ele deixou um documento com pleno valor legal, deixando essa casa para a outra família. Desculpa ser a fonte desta triste notícia, mas só estou fazendo o meu trabalho, e não se preocupe que aqui por perto mesmo tem muitas casas para alugar. A senhora vai poder se acomodar com seus filhos em uma casa até maior do que essa e...
-Dona Esmeradina! Dona Esmeraldina!! Fale comigo Dona Esmeraldina, dia alguma coisa, respire dona,palo amor de deus dona!

2 comentários:

Anônimo disse...

Vanessa, esse texto é teu?

Anônimo disse...

Muito bom, Vanessa! Muito bom!