segunda-feira, setembro 17, 2007

Olfato.
Sentido tao peculiar, abstrato e marcante.Um cheiro pode ficar guardado na memória durante anos. Um cheiro evoca lembranças, fica na pele, na roupa, relembra, encanta, atiça o apetite, enjôa. Eu ainda hoje consigo “sentir” o cheiro da casa da minha avó, da carne picadinha que ela fazia, da sopa com pés de galinha, o cheiro dela quando raríssimas vezes me dava um abraço. Nao lembro um cheiro específico que teve a minha infância, mas lembro que foi divina, e posso sentir agora o cheiro da minha mae, dos lencóis da minha cama na casa dela, o cheiro bom que ela tem nos cabelos e na alma.
Algumas pessoas para mim sao estaçoes do ano, outras sao perfumes, cheiros, essências. Tenho cheiros na memória que me aproximam do sentimento, eu lembro do cheiro e posso sentir a textura da pele em minhas maos, o olfato vira tato. Como é bom cheiro de roupa limpa, dos meus gatos quando dormem enroscados, de grama recém cortada, de comida caseira, de água do mar, de terra molhada pela chuva!
Cheiro inesquecível tem quem a gente ama, é aquele cheiro especial que ninguém mais tem, ainda que use o mesmo perfume, é o cheiro que alerta e tranquiliza, que entra pelo nariz e percorre cada víscera, cada veia, cada sentido...e adormece. É a essência que nao é comprada em loja, que nao vem em frascos, nao tem receita nem uma nota específica, é o cheiro que faz falta, que nao se esquece, que se compara, que se quer guardar num frasco para cheirar todas as noites antes de dormir. É cheiro bom, que perfuma a vida.
Quando eu tinha uns sete anos, meu pai viajou a trabalho e passou uma semana fora, eu achava que ele tinha ido embora e peguei uma camiseta dele para cheirar. Dormi junto com a camiseta aquela uma semana, até que ele voltou e fez do seu cheiro presença novamente, e eu agradeci ä camiseta por tê-lo trazido de volta.



2 comentários:

O Mimeógrafo Pisca-Pisca disse...

Feromônios a toda...
Muito bom te ler novamente... você e sua personalidade gaudiniana.

www.nadialopes.blogger.com.br disse...

ah, eu tb sou uma cheiradora...agora há pouco eve uma rua de Paris sentada na minha frente no cinema...os cheiros me teletransportam e eu gosto de colecioná-los na alma...
beijo garnde
saudade de ti